PLANO DE AULA
Tema: Conhecer e aprender a preservar o meio ambiente.
Subtema: Ecologia e Ecossistema.
Áreas de Conhecimento: Português, ciências, geografia, ensino religioso e artes.
Temas Transversais: Ética e Saúde.
Equipe Organizadora: Deusa Maria dos Santos ( coordenadora )
Aurilene Réges Dantas
Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar os alunos acerca da importância da preservação do meio Ambiente, possibilitando assim relações construtivistas consigo mesmo e com a natureza.
Objetivos Específicos:
. Incentivar o hábito pela leitura e escrita;
. Promover a conscientização ecológica;
. Desenvolver a criatividade e a imaginação;
. Identificar os animais que estão em processo de extinção;
. Identificar os tipos de lixo e reconhecer a importância da reciclagem.
Procedimentos Metodológicos:
. Acompanhamento individual e coletivo;
. Apresentação de slides;
. Socialização de leituras compartilhadas;
. Construção de jornal;
. Utilização de músicas;
. Jogos.
Recursos Didáticos e Tecnológicos:
. Pendrive;
. Máquina xerográfica ( multifuncional );
.Textos informativos ( xerox );
. Imagens;
. Slides;
. Data Show;
. Computador;
. Jornais;
. Papel A4;
. Lápis hidrocor;
. Tesoura;
.Cola.
Atividades Propostas:
. Leitura compartilhada com diversos textos relacionados à temática abordada;
. Apresentação de slides;
. Construção do jornal ecológico;
. Trabalhar a música “Xote Ecológico”;
. Interpretação dos textos para refletir a temática do estudo por meio de um jogo de perguntas e respostas;
. Leitura do “Poema Ambiental”.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá no decorrer da aula, através da observação da participação e interesse dos alunos durante as atividades realizadas, bem como o nível de compreensão dos conteúdos abordados e a formação de atitudes.
Referência Bibliográfica:
BATITUCI, Graça; MELO, Clélia Márcia. A maneira lúdica de ensinar: volume 3, 4ª série. Belo Horizonte: FAPI, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário